PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO  
 

CUSTO

Para o não contratado, o custo do socorro utilizando o veículo de emergência e EPAE fica em aberto, o que provavelmente deverá ser negociado via FAX ou discutido no local do acidente, juntamente com órgãos ambientais, polícia rodoviária, expedidor da carga, corpo de bombeiros, e pode tornar mais lento o início do processo de salvamento, o que causa impaciência das entidades envolvidas com o acidente e chama atenção da mídia.

RAPIDEZ

O veículo do transportador, embalagem, indústria e expedidor passam a ter o nosso número de emergência ((74) 8108-3228, o que certamente deveremos ser acionados de imediato, quando então, inicia-se o Plano de Atendimento Emergencial que foi elaborado e discutido amplamente pelas partes interessadas; de outra forma, haveria uma possível demora para contratação dos serviços e o mais grave, fora do horário comercial as empresas normalmente recebem as ligações via portaria e não possuem um roteiro para atendimento telefônico em casos de emergência e coletariam as informações sem os dados suficientes, daí retransmitem as informações muitas vezes alteradas ou gerando dúvidas quanto ao produto, veículo, pessoas, local etc.

PRODUTOS

O não conhecimento, dos produtos transportados ou armazenados, pode gerar alguma incompatibilidade com os equipamentos de emergência, falta de adequação, da mesma forma, falta de ficha de dados de segurança, etc.

VEÍCULOS

 Podem haver carretas, embalagens ou tanques de armazenamento com particularidades e especificações técnicas diferentes ou exclusivas, podendo gerar dificuldades no atendimento e até incompatibilidade de equipamentos.

EQUIPAMENTOS

 Mesmo que o transportador, fabricante ou expedidor possuam equipe ou alguns equipamentos para transbordo, pode vir a não atender determinada situação ou posição do veículo acidentado, sendo que a FOGARE poderá vir complementar o socorro com outro tipo de equipamento.

PRIORIDADE

O contratado torna-se cliente preferencial, recebendo tratamento diferenciado, e exclusivo e no caso de outro acidente no mesmo período serão sempre preferenciais e atendidos.

SEGURO

 Para o contratado, no momento seguinte ao acidente, antes mesmo da equipe deixar a base, já estamos acionando o seguro da carga e RCF do veículo, pois, com nosso aviso, um perito da região deverá deslocar-se ao local do acidente, no sentido de vistoriar e acompanhar o resgate, o que facilita o reembolso das despesas dos serviços de salvamento, pois, a salva carga reembolsa o custo do salvamento da carga e suas implicações e o RCF do veículo reembolsa os danos causados a terceiros. Quanto ao seguro de contaminação e poluição do meio ambiente, fornecemos assessoria para a obtenção do mesmo (verificar contrato).

MULTAS

 Na maioria das vezes a demora em demonstrar providências ou mesmo para apresentar resposta a um acidente ambiental com o equipamento adequado podem gerar multas por parte de órgãos ambientais e inquéritos.

MEIO AMBIENTE

 No caso de danos ao meio ambiente, na maioria das situações a limpeza deve ser imediata, assim como, apresentar estudos de impacto ambiental, PRAD (PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA) e disposição final de resíduos, fornecerá ainda, assessoria imediata e dentro dos padrões exigidos por órgãos ambientais.

PESSOAS ENVOLVIDAS

 No caso de intoxicações e acidentes causados pelo produto perigoso, forneceremos assessoria imediata no tocante às informações toxicológicas, para hospitais e socorristas.

MOTORISTAS

 Receberão o “Manual do Motorista” com ênfase aos cuidados e procedimentos em emergências químicas.

TREINAMENTOS

 Serão ministrados cursos específicos e exigidos por lei e de condutas emergenciais com produtos perigosos para todos os níveis de pessoas com envolvimento na Segurança e Meio Ambiente.

ROTAS E ITINERÁRIOS

 Levantamento das facilidades e serviços ao longo das rotas dos produtos perigosos gerando rapidez para atendimento de qualquer tipo de emergência e a criação de um Plano de Auxílio Mútuo – Controle / Dirigido – ISO 14000

EPAE - EQUIPE DE PRONTO ATENDIMENTO EMERGENCIAL

Nossa equipe mantém-se completa e disponível 24 horas, prontos e preparados física e psicologicamente para enfrentar situações fora do expediente, finais de semana e feriados, ou até mesmo em locais desprovidos de toda e qualquer infra-estrutura.

FOGARE

 Nossa empresa é especializada e direcionada conforme a necessidade do contratante, vivendo este assunto 24 horas/dia e atualizando constantemente seus equipamentos.

PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL

 A empresa contratante passa a ter um Plano de Atendimento Emergencial, conhecido e contratado, o que vem a ser uma exigência em se tratando de qualidade ambiental (ISO 14.000), em alguns estados e cidades do Brasil está se tornando necessário um plano para os veículos que transportam produtos perigosos circulem em certas áreas. Em uma ocorrência com empresa contratada, nossa ação preventiva já está completa e possuímos formalizado o Plano de Atendimento Emergencial, com todas as diretrizes à serem tomadas no momento da ocorrência e o Fluxograma que determina as ações na ação corretiva e seguida a ação pós-emergencial

Consideramos emergência, toda e qualquer situação que tenha possibilidade de paralisar a movimentação ou fabricação de produtos perigosos.