FOGARE - EMERGÊNCIA QUÍMICA

EMPRESA ESPECIALIZADA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE EMERGÊNCIAS QUÍMICAS E GERENCIAMENTO AMBIENTAL

A FOGARE, empresa atuante no mercado de atendimento a emergências químicas desde 2006, dá um verdadeiro salto de qualidade neste setor, ao investir em profissionais do mais alto gabarito, e com experiência comprovada nacional e internacionalmente, não só na prevenção e atendimento a emergências envolvendo produtos químicos e derivados, como também em todo o gerenciamento ambiental que uma situação dessa natureza pode exigir.

A FOGARE fez alterações audaciosas em toda sua estrutura de recursos materiais e humanos, buscando levar ao mercado não só modernos equipamentos, mas também e principalmente qualidade no serviço prestado, com profissionais renomados, visando preencher uma lacuna existente atualmente neste setor.

Assim, inovando os conceitos dentro do setor de Controle Emergencial, mantemos a filosofia de solucionar problemas que limitem nosso desempenho, buscando sempre as oportunidades para aumentar a satisfação dos nossos clientes.

Desta forma, a FOGARE encontra-se hoje estruturada técnicamente para atuar nas emergências envolvendo produtos químicos ou derivados, seja no transporte rodoviário, marítimo, dutoviário, no armazenamento, ou em qualquer outra área onde haja manipulação desses produtos.

E para que tudo isso seja possível, contamos com um Centro de Controle e Gerenciamento de Emergências, informatizado, operando 24 horas por dia, e obviamente, dotado de todas as informações necessárias para o suporte do atendimento a uma ocorrência, como por exemplo um banco de dados de produtos químicos, recursos disponíveis na região de interesse, pontos vulneráveis do ponto de vista ambiental, etc, sem que para isso sua empresa tenha qualquer custo adicional, pois, quem se propõe a realizar esta atividade tem obrigatóriamente que possuir tais informações.

Ou seja, nosso Centro de Controle a Emergências esta preparado para auxiliar no gerenciamento de uma ocorrência em todas as suas etapas, e, logicamente também acionando todos os envolvidos, desde o fabricante do produto até a seguradora, quando for o caso.

Para que isso possa ser realizado com a máxima rapidez, é necessário o planejamento das ações, o que se dará através da elaboração de um P.A.E. - Plano de Ação de Emergência específico para sua empresa, voltado exatamente para estas situações, onde teremos todas as informações necessárias para o desencadeamento das ações de Controle a Emergência.

Seguindo a sequência lógica de uma situação emergencial, sempre que necessário estará sendo deslocada a equipe de atendimento emergencial, juntamente com um dos nossos veículos contendo todos os equipamentos fundamentais para a estanqueidade do vazamento, a contenção do produto derramado, a transferência da carga, o monitoramento ambiental, e quaisquer outras providências necessárias, voltadas não só para o resgate do produto envolvido, como também para a minimização das consequências que um acidente envolvendo produtos químicos ou derivados pode acarretar à comunidade e ao meio ambiente.

Daí, a importância da experiência adquirida nestes casos, pois, não basta saber fazer a leitura de um aparelho de medição. É imprescindível que, baseado nesta leitura, o técnico saiba que ação deverá ser adotada, sob a pena de estar iniciando neste caso, o verdadeiro grande problema.

Já para a chamada Fase de Recuperação, a FOGARE esta apta a realizar não só toda a tarefa de acondicionamento e remoção dos resíduos gerados nestas operações, como também fazer o armazenamento temporário desse material, até que, também sob nossa consultoria, seja realizada a classificação e posterior definição do local adequado para disposição final do resíduo, após aprovação do órgão ambiental.

E é justamente neste gerenciamento que buscamos satisfazer nossos clientes, de forma que quando da ocorrência de um evento indesejado, todas as providências necessárias para minimizar as consequências que eventualmente possam ser geradas, sejam tomadas de forma planejada, ágil, e, muito mais do que isto, com embasamento técnico e conhecimento das ações adotadas.

Desta forma, estaremos agindo de maneira profissional, fazendo estritamente o necessário, porém corretamente, buscando não só a diminuição dos custos que uma operação destas acarreta, mas também e principalmente objetivando a preservação da imagem dos nossos clientes, cujo desgaste tem um valor imensurável, e, sempre colocando em primeiro plano a integridade da comunidade e o respeito ao meio ambiente.

Assim, de forma resumida, nossa atividade envolve o gerenciamento da associação das fases de:

*PREVENÇÃO;
*CONTROLE;
*RECUPERAÇÃO.

 
 
PREVENÇÃO

Nossas atividades nesta fase, estão baseadas principalmente nos seguintes pontos:

· Conscientização das atribuições, responsabilidades e riscos de todos os envolvidos na manipulação ou transporte de produtos químicos ou derivados, através da realização de treinamentos teóricos, exercícios simulados práticos, palestras, etc, de acordo com as necessidades da empresa contratante;
 Cadastramento dos produtos manipulados ou transportados, assim como suas características físico-químicas e toxicológicas;
· Elaboração de Manual para Motoristas;
· Levantamento de recursos materiais e pontos de apoio ao longo das rotas, para o caso de transporte rodoviário;
· Elaboração de P.A.E. - Plano de Ação de Emergência, específico para a empresa contratante;
· Acompanhamento junto à empresa contratante, dos procedimentos básicos operacionais que são utilizados, objetivando a diminuição da frequência e/ou probabilidade da ocorrência de acidentes que envolvam produtos químicos ou derivados.


 
 

CONTROLE

As ações da Fase de Controle de uma situação Emergencial, evidentemente sofrem variações dependendo basicamente de três fatores preponderantes:
a - Produto envolvido;
b - Quantidade de produto derramado;
c - Cenário da Ocorrência.

Assim, as ações mais genéricas são contempladas na elaboração do P.A.E., onde procura-se, de um modo geral, cobrir todas as possíveis alternativas para Controlar uma situação Emergencial.

Porém, existem alguns pontos que são pré-requisitos básicos para esses casos, independente dos fatores relacionados acima, os quais poderão determinar o sucesso de uma operação desse tipo, motivo pelo qual a FOGARE esta atenta a cada detalhe, sabedora da importância e das dificuldades que são encontradas nesta fase, onde podemos destacar:

· Centro de Atendimento a Emergências operando nas 24 horas do dia, totalmente informatizado, o qual pode ser acionado através dos DDG (074) 8108 -3228, com elemento treinado especificamente para esta função, e de posse de todas as informações necessárias para o desencadeamento das ações de Controle;

· Acionamento do P.A.E. - Plano de Ação de Emergência da empresa contratante, comunicando a ocorrência ao seu coordenador, o qual foi préviamente definido no P.A.E.;

· Deslocamento de equipe e veículo de atendimento a emergência para o local da ocorrência;

· Tomada de providências pelo Centro de Atendimento a Emergências simultâneamente ao deslocamento dos técnicos da FOGARE;

RECUPERAÇÃO


Na maioria das vezes, esta fase é deixada para segundo ou terceiro plano, de forma equivocada, uma vez que nem sempre com a remoção do resíduo gerado se finaliza uma operação deste tipo.

Aliás, não raramente, é nesta fase que se inicia os maiores e mais complexos problemas a serem resolvidos no aspecto ambiental, pois, terminada a fase de Controle da emergência, é chegado o momento da Recuperação daquilo que foi degradado, e, de modo geral, os impactos ambientais não são definidos apenas pela visualização, nos obrigando a realizar um trabalho de levantamento dos impactos ocorridos, através da aplicação de técnicas capazes de indicar tanto a extensão quanto a intensidade dos danos, seja no solo ou na água, que pode ser superficial ou subterrânea.

Desta forma, a FOGARE esta preparada para desenvolver várias atividades inerentes a fase de Recuperação, desde as mais simples, porém não menos importante, até as mais complexas, cabendo destacar dentre outras:

· Neutralização, acondicionamento e remoção dos resíduos gerados;
· Armazenamento temporário dos resíduos embalados, conforme norma técnica vigente;
· Classificação dos resíduos caso solicitado pelo órgão ambiental, para posterior definição de local adequado para disposição final;
· Realização de Levantamento de Impacto Ambiental;
· Elaboração, apresentação ao órgão ambiental e execução do PRAD - Plano de Recuperação de Área Degradada;
· Acompanhamento e gerenciamento de todas as medidas e penalidades impostas por órgãos governamentais nos níveis federal, estadual ou municipal.

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A FOGARE oferece os seus serviços ao mercado, através da formalização de um contrato de prestação de serviços básicos de atendimento a emergência, no qual poderão ser incorporados quaisquer outros serviços dentro da nossa qualificação profissional, de acordo com as necessidades reais de sua empresa